BNDES
+55 11 2207-6700
Oxicorte

Centro de Serviços

Chapas Grossas

O Centro de Serviços AÇOBRIL beneficia  Chapas grossas e Extragrossas  para as mais diversas finalidades. Através do Oxicorte, Corte a Plasma e Corte em Serra, além do tratamento térmico, executa peças de geometrias complexas nas espessuras de 6 a 450mm de acordo com projetos.

Perfis Estruturais

A AÇOBRIL também executa o corte de Perfis conforme projeto em comprimentos especiais para melhor aproveitamento no processo de preparação e montagem e também construções especiais: Perfis WT`s, Castelados, Alveolares e Abas desiguais.

CNC Oxicorte e furações

• Cortes em espessuras de 6mm à 500mm

• Discos, anéis, retângulos e desenhos

• Rígidas tolerâncias dimensionais

Oxicorte é largamente empregado pelas indústrias (mecânicas, estaleiros, construções, siderúrgicas e metalúrgicas) por apresentar excelente relação custo-benefício devido à rapidez e baixo custo com relação a outros métodos de corte.

É uma técnica do início do século, muito utilizada até hoje, e  ideal para o corte de chapas grossas de aço carbono (recomendável a partir de 6mm até 500mm de espessura).

Muito usado também para o corte de placas, barras ou outros elementos ferrosos, o processo se dá através da reação química entre o jato de oxigênio e o aço carbono aquecido por um gás combustível (acetileno, hidrogênio, propano, ou GLP) à sua temperatura de ignição.

Por se tratar de uma reação química de oxidação, o oxicorte não corta aço inox por ser um aço com características anti oxidação. O aço é cortado por outros processos como: corte por plasma, corte por jato de água, corte mecânico por atrito e abrasão.

Ao se iniciar o processo de corte deve-se ter muita atenção, uma vez que iniciada a operação a mesma não deve ser interrompida. Uma interrupção desnecessária pode interferir na qualidade do trabalho.

Uma vez que no processo de oxicorte o aquecimento pode alterar a estrutura da região afetada pelo calor recomenda-se, para algumas aplicações, o tratamento térmico (alívio de tensão, recozimento ou normalização) restituindo-se ao material as propriedades mecânicas, o refino e homogeneização das estruturas brutas de fusão do material.

Sendo a superfície da chapa plana e uniforme esta técnica é ideal para o corte de chanfros e de formas complexas, agilizando a produção, transferindo valor para as etapas subsequentes (usinagem e solda) e contribuindo na redução dos custos totais de fabricação.

Tabelas



  • Grande Estoque de chapas classificadas:
    Confira as aplicações
  • ASTM A – 36 / A – 283 / A – 285 / A – 572 / A – 515 / A – 516
  • ASTM A – 131 (AH / DH / EH)
  • EN 10025 S355 / S420M / S275 / S235
  • SAE 1045
  • USI AR 360 / 400 / 450
  • USI SAC 300 / 350
  • USI SAR 50 / 60 / 80
  • HARDOX 400 / 450 / 500


Centro de Serviços

Seja qual for a forma, nós temos a solução.

Peças oxicortadas de geometrias simples e complexas.
Perfis Laminados e Perfis Soldados.
Corte e furação de perfis conforme projeto.
Estoque diversificado de chapas de aço carbono.